Aula sobre Circuitos Eletricos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O estudo de circuitos elétricos é importante, pois a eletricidade é uma forma de energia que está presente em nosso cotidiano, desde a iluminação das lâmpadas até o funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Nesta aula,os alunos irão construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. A metodologia de Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam aprender sobre o tema de forma mais dinâmica e interativa.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar aos alunos o conceito de circuitos elétricos, suas características e componentes. Pode-se utilizar exemplos práticos como a construção de circuitos simples com pilhas, fios e lâmpadas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Explique como será realizada as práticas e reforce a importância de que o tempo em cada uma delas deverá ser respeitado.

  3. Etapa 3 - : Montagem das estações

    Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema:

    \- Estação 1: construção de um circuito elétrico simples com lâmpada e pilha, utilizando fios e conectores.

    \- Estação 2: comparação entre circuitos elétricos simples e circuitos elétricos residenciais, identificando diferenças e semelhanças.

    \- Estação 3: resolução de problemas envolvendo circuitos elétricos simples e residenciais.


  4. Etapa 4 - Experimentação

    Os alunos devem se dividir em seus grupos e começar a realizar as atividades nas estações. O professor deve circular pela sala, auxiliando e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar aos demais o que aprendeu e realizou na estação. Incentive a participação de todos os alunos e promover um debate sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas que possam ter surgido durante as atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir circuitos elétricos simples e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a interação entre os alunos e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade em construir circuitos elétricos simples e identificar suas características.
  • Capacidade de comparar circuitos elétricos simples e residenciais.
  • Capacidade de resolver problemas envolvendo circuitos elétricos.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de circuitos elétricos de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Promover um debate sobre o tema ao final da atividade.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Trabalhar em equipe e interagir com os colegas.
  • Construir circuitos elétricos simples e identificar suas características.
  • Comparar circuitos elétricos simples e residenciais.
  • Resolver problemas envolvendo circuitos elétricos.