Aula sobre Circuitos Eletricos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, serão trabalhados os circuitos elétricos e sua aplicação no cotidiano. Os circuitos elétricos estão presentes em nossas vidas de diversas maneiras, desde o funcionamento de eletrodomésticos, até a iluminação de nossas casas e ruas. Vamos trabalhar com a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, a fim de desenvolver a habilidade de construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema "Circuitos elétricos" aos alunos, explicando sua importância para o cotidiano e sua aplicação em diversos equipamentos. Em seguida, proponha que os alunos assistam a um vídeo sobre o tema, que pode ser encontrado na internet.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Oriente os alunos na elaboração do mapa, dando sugestões e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Em seguida, haverá um debate em grupo, no qual os alunos poderão tirar dúvidas e fazer perguntas.

  4. Etapa 4 - Montagem de circuitos elétricos

    Os alunos irão construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos, seguindo as orientações do professor. Em seguida, deverão compará-los a circuitos elétricos residenciais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as diferenças e semelhanças entre os circuitos elétricos construídos e os circuitos elétricos residenciais. Oriente os alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos circuitos elétricos

    Cada grupo irá apresentar seu circuito elétrico para a turma, explicando como ele foi construído e comparando-o aos circuitos elétricos residenciais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando sua participação no debate, a elaboração do mapa conceitual e a construção dos circuitos elétricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Elaboração do mapa conceitual com clareza e organização.
  • Construção do circuito elétrico com sucesso e comparação adequada com os circuitos elétricos residenciais.
  • Apresentação clara e objetiva do circuito elétrico construído.
  • Colaboração e respeito ao trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Instruir os alunos na construção dos circuitos elétricos.
  • Estimular a participação dos alunos no debate em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Elaborar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Construir o circuito elétrico com sucesso e compará-lo adequadamente aos circuitos elétricos residenciais.
  • Apresentar o circuito elétrico construído de forma clara e objetiva.