Circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo
Hoje em dia, para comprar alguma mercadoria, basta ir no mercado mais próximo, né? É bem mais fácil. E há muuuuuuitos anos? Como era? Vamos descobrir nessa aula de História! 🚢
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sobre a figura do mercador, é certo afirmar que:
Atividade completaA)
Seu objetivo era ganhar dinheiro, por isso era preciso conhecer bem a prática comercial e as rotas pra chegar a um local seguro com as mercadorias.B) Apesar de ganhar dinheiro com a venda dos produtos, o mercador se interessava mais pela troca de culturas e pelo conhecimento adquirido com outros povos.
C) Os mercadores não tinham grandes preocupações para vender os produtos. O caminho de transporte era bem vigiado e seguro.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos povos que habitavam a região. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do comércio de especiarias e a influência da cultura grega na região.Atividade completa4. Gamificação:
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, com o objetivo de compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas na região. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Rotação por estações:
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância do comércio marítimo nos dias atuais e como ele influencia a economia global.Atividade completa8. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: