Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de pesquisar sobre a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Eles deverão buscar informações sobre os produtos mais comercializados, as rotas de comércio e as culturas que se encontravam nesse processo. Selecione e disponibilize materiais de apoio, como vídeos, textos e mapas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como ele funciona.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho sobre a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa 3. Os alunos podem fazer observações aos outros grupos com comentários construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e incentive os alunos a compartilhar suas opiniões sobre o que aprenderam. Reforce a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado"
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa
  • Incentivar a criação do template de avaliação por pares
  • Estimular a apresentação dos trabalhos e a avaliação por pares
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo em grupo
  • Criar um template de avaliação por pares
  • Apresentar o trabalho para a turma utilizando o template de avaliação por pares
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares
  • Compartilhar suas opiniões e aprendizados sobre a atividade.