Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos povos que habitavam a região. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do comércio de especiarias e a influência da cultura grega na região.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do comércio de especiarias e a influência da cultura grega na região.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos povos que habitavam a região. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos dos povos que habitavam a região.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão e as principais necessidades e desejos identificados.

  5. Etapa 5 - Análise dos resultados

    Analise os resultados apresentados pelos grupos e discutir com os alunos as principais dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em que irão simular uma negociação comercial entre povos que habitavam a região.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado"
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar informações

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos
  • Capacidade dos alunos de identificar as principais necessidades e desejos dos povos que habitavam a região
  • Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos
  • Compreensão dos alunos sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia
  • Analisar os resultados apresentados pelos grupos e discutir com os alunos as principais dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos povos que habitavam a região
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos dos povos que habitavam a região
  • Realizar uma atividade prática em que irão simular uma negociação comercial entre povos que habitavam a região
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor
  • Demonstrar compreensão sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado.