Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, com o objetivo de compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas na região. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia da gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha com os campos do mapa de registro.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes. Selecione e disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos deverão criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, preenchendo os campos do mapa de registro. Oriente os alunos a tirar dúvidas durante a criação do jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o objetivo do jogo, os desafios enfrentados pelos jogadores, os níveis e o esquema de recompensas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e o significado dessas dinâmicas para o desenvolvimento das civilizações da região.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico
- Compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo
- Coerência entre os campos do mapa de registro
- Participação e colaboração em grupo
- Compreensão das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo
- Qualidade da apresentação do jogo
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo
- Tirar dúvidas e dar sugestões durante a criação do jogo
- Estimular a participação e colaboração em grupo
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados
- Avaliar os jogos criados pelos alunos
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes
- Criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, preenchendo os campos do mapa de registro
- Apresentar o jogo para a turma, explicando o objetivo do jogo, os desafios enfrentados pelos jogadores, os níveis e o esquema de recompensas
- Participar da discussão em grupo sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo
- Colaborar com os demais membros do grupo durante a criação do jogo.