Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento das civilizações que habitavam a região. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, com o objetivo de compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas na região. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia da gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha com os campos do mapa de registro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes. Selecione e disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, preenchendo os campos do mapa de registro. Oriente os alunos a tirar dúvidas durante a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o objetivo do jogo, os desafios enfrentados pelos jogadores, os níveis e o esquema de recompensas. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e o significado dessas dinâmicas para o desenvolvimento das civilizações da região.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Compreender as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo
  • Coerência entre os campos do mapa de registro
  • Participação e colaboração em grupo
  • Compreensão das dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo
  • Qualidade da apresentação do jogo

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo
  • Tirar dúvidas e dar sugestões durante a criação do jogo
  • Estimular a participação e colaboração em grupo
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais rotas comerciais, os produtos mais comercializados, as culturas que se encontravam na região e os desafios enfrentados pelos comerciantes
  • Criar um jogo que simule a circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, preenchendo os campos do mapa de registro
  • Apresentar o jogo para a turma, explicando o objetivo do jogo, os desafios enfrentados pelos jogadores, os níveis e o esquema de recompensas
  • Participar da discussão em grupo sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo
  • Colaborar com os demais membros do grupo durante a criação do jogo.