Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas ideias sobre o assunto. Explique a metodologia e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos terão 30 minutos para se prepararem para o debate. O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contra. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e tomar uma decisão.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre o tema. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e tomar uma decisão.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam durante o debate e compartilhar suas opiniões sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos discutidos durante o debate e reforce a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado"
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos
- Qualidade da argumentação e da apresentação dos grupos
- Participação e colaboração dos alunos durante o debate
- Capacidade de reflexão e análise dos alunos durante a discussão em grupo
- Compreensão dos principais pontos discutidos durante o debate
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo
- Dividir os alunos em grupos e fornecer as informações necessárias para o debate
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante o debate e a discussão em grupo
- Avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e tomar uma decisão
- Resumir os principais pontos discutidos durante o debate e reforçar a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo
- Apresentar argumentos coerentes e bem fundamentados
- Colaborar com os demais membros do grupo
- Refletir e analisar os principais pontos discutidos durante o debate
- Compreender a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo.