Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância do comércio marítimo nos dias atuais e como ele influencia a economia global.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Selecione e disponibilize materiais de apoio, como vídeos e textos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. É importante que os alunos percebam os pontos em comum e diferentes sobre as informações que colocaram no template. Medie a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforce a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado"
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs
- Clareza e objetividade na apresentação do grupo
- Participação ativa na discussão em sala de aula
- Compreensão do tema e suas implicações
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos
- Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma
- Participar ativamente da discussão em sala de aula