Aula sobre Circulacao De Mercadorias No Mediterraneo Antigo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo foi um dos principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da civilização ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo antigo e seu significado. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância do comércio marítimo nos dias atuais e como ele influencia a economia global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Selecione e disponibilize materiais de apoio, como vídeos e textos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir suas pesquisas e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. É importante que os alunos percebam os pontos em comum e diferentes sobre as informações que colocaram no template. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforce a importância da circulação de mercadorias no Mediterrâneo antigo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado"
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Clareza e objetividade na apresentação do grupo
  • Participação ativa na discussão em sala de aula
  • Compreensão do tema e suas implicações

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos
  • Fazer uma síntese do que foi discutido em sala de aula
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula