Aula sobre Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de diversos conceitos em Matemática, como funções trigonométricas, geometria analítica e cálculo. Além disso, a circunferência trigonométrica pode ser aplicada em diversas áreas, como engenharia, física e computação. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a circunferência trigonométrica por meio da metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da circunferência trigonométrica e explique seus conceitos básicos, como ângulos centrais, arcos e radianos. Os alunos devem discutir em grupos sobre a importância da circunferência trigonométrica e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deve escolher um subtópico relacionado à circunferência trigonométrica, como a relação entre seno, cosseno e tangente, e esboçar ideias sobre como ensinar esse subtópico de forma criativa e didática.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem apresentar suas ideias e discutir em conjunto qual a melhor forma de ensinar o subtópico escolhido. Eles devem decidir qual a melhor abordagem e quais recursos serão necessários para a apresentação.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo da apresentação, utilizando recursos como softwares de geometria dinâmica, vídeos explicativos ou jogos educativos. Auxilie os alunos na criação dos protótipos e forneça feedbacks para melhorar a qualidade das apresentações.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor. Eles devem avaliar a eficácia de suas apresentações e discutir como poderiam melhorá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Incentivar a utilização de recursos digitais e tecnológicos para o ensino da Matemática.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na apresentação do subtópico escolhido.
- Clareza e objetividade na explicação dos conceitos relacionados à circunferência trigonométrica.
- Utilização adequada de recursos digitais e tecnológicos.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas do Design Sprint.
- Capacidade de receber e utilizar feedbacks para melhorar a qualidade das apresentações.
Ações do professor
- Apresentar o tema da circunferência trigonométrica e explicar seus conceitos básicos.
- Auxiliar os alunos na criação dos protótipos e fornecer feedbacks para melhorar a qualidade das apresentações.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas do Design Sprint.
- Avaliar as apresentações dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Incentivar a utilização de recursos digitais e tecnológicos para o ensino da Matemática.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre a importância da circunferência trigonométrica e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas.
- Esboçar ideias sobre como ensinar o subtópico escolhido de forma criativa e didática.
- Criar um protótipo da apresentação, utilizando recursos como softwares de geometria dinâmica, vídeos explicativos ou jogos educativos.
- Apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.
- Avaliar a eficácia da apresentação e discutir como poderiam melhorá-la.