Aula sobre Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Computação. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as necessidades e desafios dos usuários da circunferência trigonométrica. Com isso, eles poderão desenvolver soluções mais criativas e eficientes para os problemas propostos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da circunferência trigonométrica e explique sua importância e aplicação em diversas áreas. Em seguida, proponha aos alunos a criação de um mapa de empatia para entender melhor as necessidades dos usuários da circunferência trigonométrica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em exemplos práticos de situações em que a circunferência trigonométrica é utilizada e identificar as necessidades e desafios dos usuários.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as necessidades e desafios identificados e propondo soluções criativas para os problemas.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo a circunferência trigonométrica, utilizando as soluções propostas no mapa de empatia. Auxilie-os na resolução dos problemas e na utilização de softwares de geometria dinâmica, se necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para os problemas propostos, explicando como utilizaram as informações do mapa de empatia para desenvolvê-las.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as soluções apresentadas pelos grupos e avaliar sua eficiência e criatividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando a importância da metodologia Design Thinking para a resolução de problemas e incentivando os alunos a utilizá-la em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Criatividade e eficiência das soluções apresentadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da circunferência trigonométrica e explicar sua importância e aplicação em diversas áreas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas propostos.
  • Auxiliar os alunos na utilização de softwares de geometria dinâmica, se necessário.
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Propor soluções criativas e eficientes para os problemas identificados no mapa de empatia.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.