Aula sobre Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de diversos conceitos em Matemática, como funções trigonométricas, geometria analítica e cálculo. Além disso, a circunferência trigonométrica pode ser encontrada em diversas áreas do cotidiano, como na construção de pontes, na navegação marítima e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual irão identificar um problema relacionado à circunferência trigonométrica, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio da aplicação dos conceitos da circunferência trigonométrica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tema relacionado à circunferência trigonométrica para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à circunferência trigonométrica. Os alunos podem utilizar livros, internet e outros recursos para realizar essa etapa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros recursos para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na escolha das fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. Oriente os alunos na análise dos dados coletados.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar divergências e semelhanças. Oriente os alunos na análise dos dados.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e analisadas. Os alunos podem criar infográficos para apresentar suas soluções.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para a turma, utilizando os infográficos criados. Avalie a apresentação dos alunos e promova um debate sobre as soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio da aplicação dos conceitos da circunferência trigonométrica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização das etapas do Estudo de Caso.
  • Qualidade dos dados coletados e analisados pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas para o Estudo de Caso.
  • Auxiliar os alunos na análise dos dados coletados.
  • Avaliar a apresentação dos alunos e promover um debate sobre as soluções propostas.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à circunferência trigonométrica.
  • Coletar dados por meio de entrevistas e pesquisas.
  • Propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e analisadas.