Aula sobre Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos fundamentais como seno, cosseno e tangente. Esses conceitos são utilizados em diversas áreas, como na física, engenharia, arquitetura, entre outras. A aula trabalha com a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia de rotação por estações. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve ser encaminhado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Softwares de geometria dinâmica

    Nesta estação, os alunos irão utilizar softwares de geometria dinâmica para explorar os conceitos de seno, cosseno e tangente. Disponibilize computadores com o software instalado e os alunos devem seguir as instruções para realizar as atividades propostas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ângulos centrais e inscritos

    Nesta estação, os alunos devem trabalhar com ângulos centrais e inscritos na circunferência. Disponibilize materiais como compasso, régua e transferidor para que os alunos possam realizar as atividades propostas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas práticos

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas práticos que envolvem a circunferência trigonométrica. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos devem trabalhar em grupo para resolvê-los.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das atividades, os grupos devem se reunir para socializar o que foi aprendido em cada estação. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Resolução correta dos problemas práticos.
  • Compreensão dos conceitos de seno, cosseno e tangente.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais e recursos necessários para as atividades.
  • Mediar a discussão na socialização das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos trabalhados.