Aula sobre Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos fundamentais como seno, cosseno e tangente. Esses conceitos são utilizados em diversas áreas, como na física, engenharia, arquitetura, entre outras. A aula trabalha com a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia de rotação por estações. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve ser encaminhado para uma estação.Etapa 2 - Estação 1 - Softwares de geometria dinâmica
Nesta estação, os alunos irão utilizar softwares de geometria dinâmica para explorar os conceitos de seno, cosseno e tangente. Disponibilize computadores com o software instalado e os alunos devem seguir as instruções para realizar as atividades propostas.Etapa 3 - Estação 2 - Ângulos centrais e inscritos
Nesta estação, os alunos devem trabalhar com ângulos centrais e inscritos na circunferência. Disponibilize materiais como compasso, régua e transferidor para que os alunos possam realizar as atividades propostas.Etapa 4 - Estação 3 - Problemas práticos
Nesta estação, os alunos devem resolver problemas práticos que envolvem a circunferência trigonométrica. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos devem trabalhar em grupo para resolvê-los.Etapa 5 - Socialização
Ao final das atividades, os grupos devem se reunir para socializar o que foi aprendido em cada estação. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Resolução correta dos problemas práticos.
- Compreensão dos conceitos de seno, cosseno e tangente.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia de rotação por estações.
- Disponibilizar materiais e recursos necessários para as atividades.
- Mediar a discussão na socialização das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos trabalhados.