Aula sobre Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A circunferência trigonométrica é um tema importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de diversos conceitos em Matemática, Física e outras áreas. Além disso, a circunferência trigonométrica pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como na medição de ângulos em um relógio ou na determinação de coordenadas em um mapa. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a circunferência trigonométrica, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada. Os alunos devem receber um material de apoio com informações sobre a circunferência trigonométrica e instruções para criar o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos devem estudar o material de apoio e criar o mapa conceitual em casa. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na próxima aula, os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos sobre a aplicação da circunferência trigonométrica em situações do cotidiano, como a determinação de coordenadas em um mapa ou a medição de ângulos em um relógio.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam a circunferência trigonométrica, utilizando softwares de geometria dinâmica. Forneça os problemas e auxilie os alunos na resolução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados e soluções para os problemas propostos. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da circunferência trigonométrica na Matemática e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos relacionados à circunferência trigonométrica.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas.
  • Organização e clareza do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração durante a discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados e soluções para os problemas propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Fornecer material de apoio e instruções para a criação do mapa conceitual.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas propostos.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da circunferência trigonométrica.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio e criar o mapa conceitual em casa.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo na resolução dos problemas propostos.
  • Apresentar os resultados e soluções para os problemas propostos.
  • Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.