Civilização e aculturamento indígena no fim do Império
Nessa aula de História, vamos entender a política para as populações indígenas no Brasil Império. Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
No período imperial, o governo criou leis específicas para as populações indígenas. Algumas leis seriam para “catequizar” e “civilizar” essas pessoas. Qual era a intenção real do governo com essas políticas?
Atividade completaA)
Ajudar na conservação da cultura das populações indígenas.B) O governo tinha interesse em pegar pra si as terras indígenas.
C) Integrar os povos indígenas na sociedade e conservar seus territórios.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" tem como objetivo apresentar aos alunos a política oficial do Império em relação aos povos indígenas e como essa política afetou a cultura e a vida desses povos. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente na sociedade atual, como na culinária, na música e na arte. Também pode ser interessante mostrar como a política oficial do Império afetou a vida dos povos indígenas até os dias de hoje.Atividade completa4. Ensino Híbrido:
A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina popular, na música e na arte. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula visa desconstruir esses estereótipos e valorizar a cultura indígena. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaEnsino Híbrido
5. Design Sprint:
A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. A ideia é que os alunos possam compreender melhor o tema e seus subtópicos, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Para contextualizar o assunto, você pode utilizar exemplos práticos como a presença de tribos indígenas em determinadas regiões do país, a influência da cultura indígena na culinária brasileira e a importância da preservação da cultura indígena.Atividade completaDesign Sprint
6. Design Thinking:
A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas oficiais. É importante contextualizar o tema, mostrando exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina e na arte. Além disso, é importante destacar a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena, que é parte fundamental da história do Brasil.Atividade completaDesign Thinking
7. Rotação por estações:
Nesta aula, vamos abordar o tema "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império". Vamos entender como as políticas oficiais do Império afetaram os povos indígenas e como eles foram aculturados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer a história dos povos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas do Império. Além disso, é fundamental que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.Atividade completaRotação por estações
8. Sala de Aula Invertida:
A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, artesanatos, entre outros. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula tem como objetivo desconstruir esses estereótipos. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: