Civilização e aculturamento indígena no fim do Império

Nessa aula de História, vamos entender a política para as populações indígenas no Brasil Império. Bons estudos!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    No período imperial, o governo criou leis específicas para as populações indígenas. Algumas leis seriam para “catequizar” e “civilizar” essas pessoas. Qual era a intenção real do governo com essas políticas?

    A) Ajudar na conservação da cultura das populações indígenas.

    B) O governo tinha interesse em pegar pra si as terras indígenas.

    C) Integrar os povos indígenas na sociedade e conservar seus territórios.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" tem como objetivo apresentar aos alunos a política oficial do Império em relação aos povos indígenas e como essa política afetou a cultura e a vida desses povos. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena está presente na sociedade atual, como na culinária, na música e na arte. Também pode ser interessante mostrar como a política oficial do Império afetou a vida dos povos indígenas até os dias de hoje.
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  4. 4. Ensino Híbrido:

    A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina popular, na música e na arte. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula visa desconstruir esses estereótipos e valorizar a cultura indígena. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Ensino Híbrido

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  5. 5. Design Sprint:

    A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. A ideia é que os alunos possam compreender melhor o tema e seus subtópicos, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Para contextualizar o assunto, você pode utilizar exemplos práticos como a presença de tribos indígenas em determinadas regiões do país, a influência da cultura indígena na culinária brasileira e a importância da preservação da cultura indígena.

    Design Sprint

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  6. 6. Design Thinking:

    A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas oficiais. É importante contextualizar o tema, mostrando exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina e na arte. Além disso, é importante destacar a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena, que é parte fundamental da história do Brasil.

    Design Thinking

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  7. 7. Rotação por estações:

    Nesta aula, vamos abordar o tema "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império". Vamos entender como as políticas oficiais do Império afetaram os povos indígenas e como eles foram aculturados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer a história dos povos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas do Império. Além disso, é fundamental que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

    Rotação por estações

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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, artesanatos, entre outros. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula tem como objetivo desconstruir esses estereótipos. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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