Aula sobre Civilizacao E Aculturamento Indigena No Fim Do Imperio

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o ponto de vista dos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas oficiais. É importante contextualizar o tema, mostrando exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina e na arte. Além disso, é importante destacar a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena, que é parte fundamental da história do Brasil.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância de estudar a cultura indígena no fim do Império. Faça uma breve introdução sobre as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor o ponto de vista dos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas oficiais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupos

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise das políticas oficiais

    Apresente as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império e os alunos irão analisar como essas políticas afetaram a cultura indígena.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para debater as políticas oficiais e suas consequências para a cultura indígena. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos irão produzir um texto sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena, destacando as consequências das políticas oficiais para a cultura indígena.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar seus textos para a turma e haverá uma discussão sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
  • Estimular a empatia e o respeito pela cultura indígena.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da produção textual.
  • Compreensão das políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de estudar a cultura indígena no fim do Império.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um texto sobre a importância de valorizar e respeitar a cultura indígena.