Aula sobre Civilizacao E Aculturamento Indigena No Fim Do Imperio

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina popular, na música e na arte. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula visa desconstruir esses estereótipos e valorizar a cultura indígena. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância de valorizar a cultura indígena. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você já sabe sobre a cultura indígena?"

  2. Etapa 2 - Contextualização histórica

    Você deve contextualizar historicamente a relação entre os indígenas e o Império, apresentando as políticas oficiais adotadas na época. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre a relação entre os indígenas e o Império?"

  3. Etapa 3 - Análise de documentos

    Os alunos irão analisar documentos históricos, como cartas e relatos de viajantes, para compreender a visão que os europeus tinham sobre os indígenas. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você percebeu na visão dos europeus sobre os indígenas?"

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para debaterem sobre as políticas oficiais adotadas pelo Império em relação aos indígenas. Cada grupo fará um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "Qual a sua opinião sobre as políticas adotadas pelo Império em relação aos indígenas?"

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e opiniões sobre as políticas adotadas pelo Império em relação aos indígenas. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu com as apresentações dos grupos?"

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você rá fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância de valorizar a cultura indígena. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você achou da aula sobre a cultura indígena?"

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base na qualidade dos materiais e na participação durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
  • Desconstruir estereótipos e valorizar a cultura indígena.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as políticas adotadas pelo Império em relação aos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Análise crítica dos documentos históricos.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nos debates.
  • Fazer intervenções pontuais para direcionar o debate e a reflexão crítica.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.
  • Estimular a utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Analisar criticamente os documentos históricos.
  • Apresentar de forma clara e objetiva as conclusões do grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.