Aula sobre Civilizacao E Aculturamento Indigena No Fim Do Imperio

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império". Vamos entender como as políticas oficiais do Império afetaram os povos indígenas e como eles foram aculturados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer a história dos povos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas do Império. Além disso, é fundamental que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância de estudar a história dos povos indígenas. Em seguida, irá explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e análise de documentos

    Os alunos irão ler e analisar documentos históricos que retratam as políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas. Eles deverão identificar as principais características dessas políticas e como elas afetaram os povos indígenas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas. Eles deverão apresentar argumentos e contra-argumentos sobre o tema e chegar a uma conclusão sobre como essas políticas afetaram os povos indígenas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre as políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas. Eles deverão utilizar as informações obtidas nas estações anteriores para elaborar um texto coeso e coerente.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos irão apresentar suas atividades para a turma e o professor irá mediar uma discussão sobre as políticas do Império em relação aos povos indígenas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma síntese da aula e reforçar a importância de conhecer a história dos povos indígenas e como eles foram afetados pelas políticas do Império.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Coerência e coesão textual na produção de texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de estudar a história dos povos indígenas.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Mediar a discussão e a socialização das atividades.

Ações do aluno

  • Ler e analisar documentos históricos.
  • Discutir em grupo sobre as políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas.
  • Produzir um texto sobre as políticas oficiais do Império em relação aos povos indígenas.