Aula sobre Civilizacao E Aculturamento Indigena No Fim Do Imperio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Civilização e aculturamento indígena no fim do Império" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de como a cultura indígena é presente em nosso cotidiano, como em nomes de cidades, alimentos, artesanatos, entre outros. É importante ressaltar que a cultura indígena foi e ainda é alvo de preconceito e discriminação, e que a aula tem como objetivo desconstruir esses estereótipos. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, onde os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Você deve apresentar o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância de estudar a cultura indígena e suas políticas oficiais durante o Império.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de instituições de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas escolhas e justificando suas ideias.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Você deve promover uma discussão em grupo sobre as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império, incentivando os alunos a analisarem e debaterem as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os alunos devem produzir um texto reflexivo sobre o tema, utilizando as informações pesquisadas e discutidas em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Você deve avaliar os mapas conceituais e os textos produzidos pelos alunos, os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre a cultura indígena e suas políticas oficiais.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Qualidade e profundidade das informações apresentadas no texto reflexivo.
  • Participação e contribuição nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos para os alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar os mapas conceituais e os textos produzidos pelos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e justificar suas escolhas.
  • Participar das discussões em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
  • Produzir um texto reflexivo sobre o tema.