Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época pré-colombiana, com grandes avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita hieroglífica. Eles também tinham uma sociedade complexa, com uma hierarquia bem definida e uma religião politeísta. Nesta aula, os alunos serão desafiados a aprender mais sobre a civilização Maia e a desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber um problema relacionado à civilização Maia. O problema pode ser algo como "Como os Maias construíram suas cidades sem o uso de ferramentas modernas?" ou "Como a religião Maia influenciou sua sociedade?".

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem discutir o problema e gerar alternativas para resolvê-lo. Eles podem usar livros didáticos, a internet ou outras fontes de informação para ajudá-los a encontrar soluções.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma. Eles devem explicar como chegaram a essa solução e como ela se relaciona com a civilização Maia.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem incluir desenhos, mapas, gráficos ou outras formas de ilustração para ajudar a explicar sua solução.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar seu problema, as alternativas que consideraram e a solução que escolheram. Eles também devem responder a perguntas da turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e avaliar qual delas é a mais eficaz. Incentive a discussão e ajude os alunos a chegar a uma conclusão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações
  • Estimular a criatividade e a imaginação
  • Promover a compreensão da história e da cultura da América Latina

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo
  • Qualidade da pesquisa e análise de informações
  • Criatividade e originalidade na solução apresentada
  • Clareza e organização na apresentação do diário de bordo
  • Contribuição para a discussão em grupo

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os problemas
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a análise de informações
  • Estimular a criatividade e a originalidade na solução apresentada
  • Incentivar a participação ativa em grupo e a discussão em turma
  • Fazer uma avaliação justa e objetiva dos trabalhos apresentados

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
  • Pesquisar e analisar informações de forma crítica e objetiva
  • Ser criativo e original na solução apresentada
  • Organizar e apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva
  • Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir para a avaliação dos trabalhos apresentados.