Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época pré-colombiana, com grandes avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita hieroglífica. Eles também tinham uma sociedade complexa, com uma hierarquia bem definida e uma religião politeísta. Para tornar a aula mais envolvente, você pode trazer exemplos práticos, como a arquitetura maia que pode ser vista em ruínas como Chichén Itzá, ou a escrita hieroglífica que pode ser comparada com a escrita atual. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você fará uma breve introdução sobre a civilização Maia, apresentando alguns fatos interessantes e curiosidades sobre a cultura. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre a civilização Maia.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão discutir e definir um problema relacionado à civilização Maia que será abordado em seu diário de bordo. Você pode sugerir alguns temas, como a religião, a arquitetura ou a escrita hieroglífica.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles podem usar livros, sites ou outras fontes de pesquisa para encontrar informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas discutidas na etapa anterior, os grupos deverão escolher uma solução para o problema definido no início da atividade. Eles deverão justificar sua escolha e apresentar argumentos convincentes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas e a solução escolhida. Incentive a criatividade dos alunos, permitindo que eles usem recursos visuais, como desenhos ou cartazes, para ilustrar suas ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a compartilhar suas opiniões e ideias sobre a civilização Maia. Eles podem discutir as semelhanças e diferenças entre a cultura Maia e outras culturas pré-colombianas, ou como a cultura Maia influenciou a América Latina atual.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade, destacando os principais pontos abordados pelos alunos e incentivando-os a continuar explorando a história da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos Maias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e analisar informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a clareza do problema, a relevância das alternativas e a solução escolhida.
  • Qualidade da apresentação, incluindo a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer orientação e suporte aos alunos durante a atividade em grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Conduzir a discussão em sala de aula, incentivando os alunos a compartilhar suas opiniões e ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Pesquisar e analisar informações relevantes sobre a civilização Maia.
  • Criar um diário de bordo criativo e bem estruturado.