Aula sobre Civilizacao Maia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época pré-colombiana, com grandes avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita. Eles construíram grandes cidades, como Tikal e Chichén Itzá, e desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica. Além disso, os Maias também tinham uma rica cultura, com tradições religiosas e artísticas únicas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a civilização Maia e suas contribuições para a história da América Latina. Eles também irão aplicar a metodologia Design Sprint para desenvolver um projeto sobre o tema.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Você irá apresentar a civilização Maia e suas principais características. Os alunos irão discutir em grupos o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Registre as perguntas dos alunos em um quadro.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa mental sobre a civilização Maia, incluindo informações sobre sua localização geográfica, cultura, religião, arquitetura, escrita e matemática. Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão votar nas perguntas que gostariam de responder sobre a civilização Maia. Você irá selecionar as perguntas mais votadas e dividi-las em tópicos para os grupos trabalharem.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão trabalhar em seus tópicos e criar um projeto sobre a civilização Maia. Eles podem escolher entre criar um jogo, uma apresentação, um vídeo ou um infográfico. Você irá fornecer materiais para os alunos trabalharem, como papel, lápis, canetas e computadores.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas. Avalie os projetos com base nos critérios de avaliação.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar as principais ideias da aula e dos conceitos trabalhados.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos Maias.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de projetos sobre a civilização Maia.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e receber feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Relevância do projeto para o tema proposto.
- Criatividade e originalidade do projeto.
- Qualidade da apresentação e clareza das informações apresentadas.
- Coerência e consistência das informações apresentadas.
- Capacidade de receber e aplicar feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Apresentar a civilização Maia e suas principais características.
- Registrar as perguntas dos alunos em um quadro.
- Selecionar as perguntas mais votadas e dividi-las em tópicos para os grupos trabalharem.
- Fornecer materiais para os alunos trabalharem.
- Avaliar os projetos com base nos critérios de avaliação.
Ações do aluno
- Discutir em grupos o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
- Criar um mapa mental sobre a civilização Maia.
- Trabalhar em grupos para criar um projeto sobre a civilização Maia.
- Apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas.
- Aplicar feedbacks construtivos recebidos para melhorar seus projetos.