Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época pré-colombiana, com grandes avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita. Eles construíram grandes cidades, como Tikal e Chichén Itzá, e desenvolveram um sistema de escrita hieroglífica. Além disso, os Maias também tinham uma rica cultura, com tradições religiosas e artísticas únicas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a civilização Maia e suas contribuições para a história da América Latina. Eles também irão aplicar a metodologia Design Sprint para desenvolver um projeto sobre o tema.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar a civilização Maia e suas principais características. Os alunos irão discutir em grupos o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Registre as perguntas dos alunos em um quadro.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa mental sobre a civilização Maia, incluindo informações sobre sua localização geográfica, cultura, religião, arquitetura, escrita e matemática. Cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão votar nas perguntas que gostariam de responder sobre a civilização Maia. Você irá selecionar as perguntas mais votadas e dividi-las em tópicos para os grupos trabalharem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão trabalhar em seus tópicos e criar um projeto sobre a civilização Maia. Eles podem escolher entre criar um jogo, uma apresentação, um vídeo ou um infográfico. Você irá fornecer materiais para os alunos trabalharem, como papel, lápis, canetas e computadores.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas. Avalie os projetos com base nos critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar as principais ideias da aula e dos conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos Maias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de projetos sobre a civilização Maia.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e receber feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Relevância do projeto para o tema proposto.
  • Criatividade e originalidade do projeto.
  • Qualidade da apresentação e clareza das informações apresentadas.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas.
  • Capacidade de receber e aplicar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar a civilização Maia e suas principais características.
  • Registrar as perguntas dos alunos em um quadro.
  • Selecionar as perguntas mais votadas e dividi-las em tópicos para os grupos trabalharem.
  • Fornecer materiais para os alunos trabalharem.
  • Avaliar os projetos com base nos critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Discutir em grupos o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
  • Criar um mapa mental sobre a civilização Maia.
  • Trabalhar em grupos para criar um projeto sobre a civilização Maia.
  • Apresentar seus projetos para a turma e receber feedback dos colegas.
  • Aplicar feedbacks construtivos recebidos para melhorar seus projetos.