Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época “pré-colombiana”, com uma cultura rica e complexa que incluía avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a cultura Maia, suas crenças, costumes e realizações. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor a cultura Maia e a se colocar no lugar dos povos indígenas.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância da civilização Maia para a história da América Latina. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre os Maias.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a cultura Maia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça materiais para que os alunos possam criar seus mapas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a cultura Maia, utilizando livros, enciclopédias e recursos online. Você irá fornecer uma lista de recursos para que os alunos possam se orientar.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma, compartilhando o que aprenderam sobre a cultura Maia e como se colocaram no lugar dos povos indígenas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre a cultura Maia e a cultura atual. Você irá mediar a discussão e incentivar os alunos a compartilharem suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma maquete de uma cidade Maia, utilizando materiais recicláveis. Você irá fornecer os materiais necessários e orientar os alunos na criação da maquete.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos aprendidos sobre a cultura Maia e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos Maias.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação da maquete da cidade Maia.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade da maquete da cidade Maia criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e recursos para que os alunos possam pesquisar sobre a cultura Maia.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre a cultura Maia e a cultura atual.
  • Orientar os alunos na criação da maquete da cidade Maia.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a cultura Maia.
  • Pesquisar sobre a cultura Maia utilizando livros, enciclopédias e recursos online.
  • Criar uma maquete de uma cidade Maia utilizando materiais recicláveis.