Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A civilização Maia é um tema fascinante e muito importante para a compreensão da história da América Latina. Os Maias foram uma das civilizações mais avançadas da época pré-colombiana, com uma cultura rica e complexa que incluía avanços em matemática, astronomia, arquitetura e escrita. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a civilização Maia de uma forma mais envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido. Eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que eles se envolvam mais profundamente com o assunto e sejam mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você fará uma breve introdução sobre a civilização Maia, apresentando alguns fatos interessantes sobre sua cultura e história. Em seguida, os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que eles já sabem sobre os Maias.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a civilização Maia, utilizando fontes confiáveis como livros e sites especializados. Eles deverão preencher o template de registro de aprendizagem com informações relevantes sobre a cultura, a religião, a arquitetura, a escrita e outros aspectos da civilização Maia.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações que encontraram em suas pesquisas. Eles deverão compartilhar suas descobertas e debater sobre as diferenças e semelhanças entre a cultura Maia e outras culturas pré-colombianas. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que aprenderam na discussão em grupo.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos farão uma atividade prática em que criarão um mapa da civilização Maia, indicando as principais cidades, templos e outras construções importantes. Eles deverão utilizar o template de registro de aprendizagem para anotar informações sobre cada localização.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu mapa da civilização Maia para a turma, explicando as informações que incluíram e respondendo a perguntas dos colegas. Em seguida, farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que aprenderam com as apresentações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre a civilização Maia. Os alunos farão um último Check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta sobre o que gostariam de aprender mais sobre os Maias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos Maias.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a responsabilidade dos alunos pelo próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações incluídas no template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação do mapa da civilização Maia.

Ações do professor

  • Fornecer informações relevantes sobre a civilização Maia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a civilização Maia.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa da civilização Maia e apresentá-lo para a turma.