Aula sobre Civilizacao Maia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A civilização Maia é uma das mais importantes da América pré-colombiana. Os maias foram um povo que habitou a região da América Central, onde hoje se encontram países como México, Guatemala, Belize e Honduras. Eles desenvolveram uma cultura rica e complexa, com avanços em áreas como a matemática, a astronomia e a arquitetura. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura maia e suas contribuições para a humanidade. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes sobre o tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula apresentando um vídeo sobre a civilização maia e suas principais características. Em seguida, fará uma breve explanação sobre o tema e explicará como a metodologia Rotação por estações funcionará na aula. Divida a turma em grupos e prepare/indique os materiais para pesquisa.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Matemática Maia

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre o sistema numérico maia e realizarão atividades práticas para compreender como ele funcionava. Você poderá utilizar jogos e desafios para tornar a atividade mais lúdica e envolvente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Astronomia Maia

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre a importância da astronomia para a cultura maia e como eles utilizavam o conhecimento astronômico para a construção de seus templos e pirâmides. Vocêpoderá utilizar imagens e vídeos para ilustrar a explicação e propor atividades práticas para os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Escrita Maia

    Nesta estação, os alunos aprenderão sobre o sistema de escrita maia e realizarão atividades práticas para compreender como ele funcionava. Você poderá utilizar materiais como papel imitando o papiro e tinta para tornar a atividade mais interessante e desafiadora.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Faça uma roda de conversa com os alunos para discutir o que foi aprendido nas estações e como a cultura maia contribuiu para a humanidade. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos maias.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela cultura maia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.
  • Criatividade e interesse nas atividades propostas.
  • Respeito às regras e normas estabelecidas pelo professor.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as atividades.
  • Orientar os alunos sobre as regras e normas estabelecidas para a atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Propor atividades lúdicas e desafiadoras para tornar a aula mais interessante.
  • Fazer uma avaliação formativa das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compartilhar conhecimentos com os colegas de grupo.
  • Respeitar as regras e normas estabelecidas pelo professor.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Realizar as atividades propostas com criatividade e dedicação.