Classificação de orações coordenadas

Nessa aula de Português, vamos aprender sobre orações coordenadas. Bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre as orações coordenadas, é certo afirmar que:

    A) São orações independentes.

    B) São ligadas por conectivos.

    C) São classificadas em sintéticas e assintéticas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As orações coordenadas são estruturas linguísticas que aparecem com frequência em textos de diferentes gêneros e contextos. Elas são formadas pela união de duas ou mais orações independentes, que possuem sentido completo por si só. É importante que os alunos compreendam como identificar e classificar as orações coordenadas, para poderem utilizar corretamente a pontuação e as conjunções adequadas. Nesta aula, os alunos irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A classificação de orações coordenadas é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e na produção de textos. É um assunto que pode ser encontrado em diversos contextos, desde a leitura de um romance até em um simples diálogo com amigos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para os alunos poderem criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de outros grupos em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    A classificação de orações coordenadas é uma habilidade fundamental para a compreensão e produção de textos bem escritos. Através dela, é possível entender como as diferentes partes de uma frase se conectam e como essas partes podem ser combinadas para criar diferentes efeitos em um texto. Essa habilidade também é importante para a concordância nominal e verbal, essencial para a clareza e correção da escrita. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à classificação de orações coordenadas por meio da metodologia ativa de Ensino Híbrido, que irá envolvê-los em seu próprio processo de aprendizagem.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    A classificação de orações coordenadas é um assunto importante para o ensino da língua portuguesa por possibilitar aos alunos compreenderem melhor a estrutura e organização dos períodos. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversos textos, como notícias, artigos e até mesmo nas redes sociais. Utilizaremos a metodologia ativa de Estudo de Caso, na qual os alunos serão os protagonistas do aprendizado e desenvolverão habilidades como pesquisa, análise e resolução de problemas.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A classificação de orações coordenadas é um tema importante para a compreensão da estruturação da língua portuguesa. As orações coordenadas são aquelas que possuem sentido completo e são independentes entre si. Elas podem ser classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. É importante que os estudantes compreendam como essas orações são utilizadas nas diversas situações comunicativas. Trabalharemos com a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades para cada tipo de oração coordenada.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A classificação das orações coordenadas é um tema importante para o estudo da língua portuguesa, por permitir aos alunos identificar e compreender melhor a estrutura e as relações sintáticas presentes nas frases. Além disso, é um tema que se faz presente em diversos contextos, como na leitura e produção de textos, bem como na comunicação oral. Os alunos trabalharão com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual criarão um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: