Aula sobre Classificacao De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As orações coordenadas são estruturas linguísticas que aparecem com frequência em textos de diferentes gêneros e contextos. Elas são formadas pela união de duas ou mais orações independentes, que possuem sentido completo por si só. É importante que os alunos compreendam como identificar e classificar as orações coordenadas, para poderem utilizar corretamente a pontuação e as conjunções adequadas. Nesta aula, os alunos irão criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema das orações coordenadas, mostrando exemplos de frases que contenham essas estruturas. O alvo é que os alunos compreendam o que são as orações coordenadas e como elas se diferenciam das orações subordinadas.

  2. Etapa 2 - Problematização e geração de alternativas

    Em grupos, os alunos deverão criar situações-problema que envolvam o uso das orações coordenadas, como, por exemplo, criar um diálogo entre personagens utilizando orações coordenadas. Em seguida, deverão gerar alternativas para resolução dessas situações-problema.

  3. Etapa 3 - Solução e criação do diário de bordo

    Os grupos irão apresentar suas soluções para as situações-problema criadas na etapa anterior. Em seguida, deverão criar um diário de bordo, contendo o problema, a geração de alternativas e a solução. A intenção é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre as orações coordenadas de forma criativa e lúdica.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e, em seguida, será realizada uma discussão em grupo sobre as diferentes soluções apresentadas. A finalidade é que os alunos compartilhem suas ideias e aprimorem seus conhecimentos sobre as orações coordenadas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Apresente alguns exercícios práticos para os alunos praticarem a identificação e classificação das orações coordenadas. O objetivo é que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos de forma mais formal em exercícios práticos.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Por fim, os alunos deverão produzir um texto, utilizando orações coordenadas de forma correta e coerente. O propósito é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido de forma mais formal na produção de um texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar as orações coordenadas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos com orações coordenadas de forma correta e coerente.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e classificar as orações coordenadas.
  • Criatividade na criação das situações-problema e na solução dos problemas.
  • Coerência e correção na produção textual.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as orações coordenadas.
  • Orientar os alunos na criação das situações-problema e na produção dos diários de bordo.
  • Apresentar exercícios práticos e avaliar a produção textual dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar e classificar as orações coordenadas.
  • Criar situações-problema e gerar alternativas para solução.
  • Produzir um diário de bordo e um texto utilizando orações coordenadas de forma coerente e correta.