Aula sobre Classificacao De Oracoes Coordenadas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A classificação de orações coordenadas é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e na produção de textos. É um assunto que pode ser encontrado em diversos contextos, desde a leitura de um romance até em um simples diálogo com amigos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para os alunos poderem criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de outros grupos em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da classificação de orações coordenadas na escrita e na fala. Os alunos também serão orientados sobre o projeto que será desenvolvido na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o tema, buscando exemplos práticos e didáticos. Sugira a leitura de textos ou a busca por vídeos explicativos.Etapa 3 - Criação do template
Os alunos trabalharão em grupos para criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando como chegaram aos critérios de avaliação escolhidos.Etapa 5 - Aplicação do template
Os grupos trocarão seus trabalhos e utilizarão o template de avaliação para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as avaliações realizadas, comentando sobre as notas dadas e o desempenho dos grupos avaliados.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando a importância da classificação de orações coordenadas e a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e na produção de textos.
- Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos e didáticos.
- Promover a discussão e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: Como o grupo se organizou para desenvolver o template de avaliação por pares.
- Construção dos argumentos: Como os argumentos foram construídos e se eles foram coerentes.
- Apresentação e comunicação: Como a apresentação foi realizada e se a comunicação foi clara.
- Desempenho geral: A avaliação geral do trabalho realizado pelo grupo.
Ações do professor
- Explicar a importância do tema e a metodologia utilizada na aula.
- Auxiliar os alunos na busca por exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a discussão e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos.
- Participar da discussão em grupo.