Aula sobre Classificacao De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A classificação de orações coordenadas é um tema importante para o desenvolvimento da habilidade de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e na produção de textos. É um assunto que pode ser encontrado em diversos contextos, desde a leitura de um romance até em um simples diálogo com amigos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para os alunos poderem criar um template de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho de outros grupos em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da classificação de orações coordenadas na escrita e na fala. Os alunos também serão orientados sobre o projeto que será desenvolvido na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema, buscando exemplos práticos e didáticos. Sugira a leitura de textos ou a busca por vídeos explicativos.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando como chegaram aos critérios de avaliação escolhidos.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os grupos trocarão seus trabalhos e utilizarão o template de avaliação para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as avaliações realizadas, comentando sobre as notas dadas e o desempenho dos grupos avaliados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando a importância da classificação de orações coordenadas e a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de concordância verbal e nominal em situações comunicativas e na produção de textos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos e didáticos.
  • Promover a discussão e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: Como o grupo se organizou para desenvolver o template de avaliação por pares.
  • Construção dos argumentos: Como os argumentos foram construídos e se eles foram coerentes.
  • Apresentação e comunicação: Como a apresentação foi realizada e se a comunicação foi clara.
  • Desempenho geral: A avaliação geral do trabalho realizado pelo grupo.

Ações do professor

  • Explicar a importância do tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Auxiliar os alunos na busca por exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a discussão e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Participar da discussão em grupo.