Aula sobre Classificacao De Oracoes Coordenadas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A classificação das orações coordenadas é um tema importante para o estudo da língua portuguesa, por permitir aos alunos identificar e compreender melhor a estrutura e as relações sintáticas presentes nas frases. Além disso, é um tema que se faz presente em diversos contextos, como na leitura e produção de textos, bem como na comunicação oral. Os alunos trabalharão com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual criarão um mapa conceitual sobre o tema, visando desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve revisão sobre o conceito de oração e apresente o conceito de oração coordenada, destacando suas características e principais tipos. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Formação dos pares

    Os alunos serão divididos em pares, escolhidos aleatoriamente pelo professor.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada par deverá criar um mapa conceitual sobre o tema “Classificação de orações coordenadas”, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos poderão utilizar recursos visuais, como cores e ilustrações, para tornar o mapa mais atrativo e didático. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada par apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça perguntas para estimular a participação dos alunos e aprofundar o conhecimento sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, conduza uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a questionar e a complementar as informações apresentadas pelos colegas. O objetivo é que os alunos compreendam de forma mais ampla a classificação das orações coordenadas e suas aplicações práticas.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos produzirão um texto, individualmente, utilizando as regras básicas de concordância nominal e verbal e as informações aprendidas na aula sobre a classificação das orações coordenadas. Disponibilize um tema para o texto ou permita que os alunos escolham um tema de sua preferência.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo das principais ideias apresentadas na aula e incentive os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades em concordância nominal e verbal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e classificar orações coordenadas.
  • Desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação e a expressão oral dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações coordenadas.
  • Emprego adequado das regras de concordância nominal e verbal.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Participação ativa na elaboração do mapa conceitual.
  • Colaboração e respeito com o colega.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Circulação pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação e a expressão oral dos alunos.
  • Fazer perguntas para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
  • Fazer um resumo das principais ideias apresentadas na aula.

Ações do aluno

  • Participar da atividade com interesse e empenho.
  • Colaborar com o colega na elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e objetividade.
  • Participar da discussão em grupo, questionando e complementando as informações apresentadas pelos colegas.
  • Produzir um texto coeso e coerente, empregando corretamente as regras de concordância nominal e verbal.