Aula sobre Classificacao De Oracoes Coordenadas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A classificação de orações coordenadas é um tema importante para a compreensão da estruturação da língua portuguesa. As orações coordenadas são aquelas que possuem sentido completo e são independentes entre si. Elas podem ser classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. É importante que os estudantes compreendam como essas orações são utilizadas nas diversas situações comunicativas. Trabalharemos com a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades para cada tipo de oração coordenada.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando uma breve revisão sobre orações coordenadas, explicando os diferentes tipos e como eles se relacionam entre si. O objetivo é que os estudantes relembrarem o que já foi estudado em aulas anteriores.Etapa 2 - Estação 1 - Orações Aditivas
Os alunos criarão uma atividade prática sobre orações aditivas. Eles podem elaborar frases para serem classificadas, criar jogos de tabuleiro ou até mesmo histórias em quadrinhos. Auxilie-os na criação das atividades e monitore o tempo.Etapa 3 - Estação 2 - Orações Adversativas
Os alunos produzirão uma atividade prática sobre orações adversativas. Eles podem criar diálogos para serem classificados, desenvolver jogos de palavras-cruzadas ou até mesmo peças teatrais. Oriente-os na criação das atividades e controle o tempo.Etapa 4 - Estação 3 - Orações Conclusivas e Explicativas
Os alunos elaborarão uma atividade prática sobre orações conclusivas e explicativas. Podendo elaborar textos para serem classificados, criar jogos de perguntas e respostas ou até mesmo apresentações em slides. Guie-os na criação das atividades e monitore o tempo.Etapa 5 - Socialização
Os alunos socializarão as atividades criadas em cada estação. Promova um debate sobre as diferentes atividades, incentivando a participação e o diálogo entre os estudantes. O objetivo é que eles compreendam como as diferentes atividades podem contribuir para o aprendizado do tema.Etapa 6 - Conclusão
Realize uma breve síntese da aula, reforçando os principais pontos trabalhados. Incentive-os a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar as diferentes orações coordenadas.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção de atividades lúdicas.
- Incentivar a cooperação e o diálogo entre os estudantes durante a realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação das atividades.
- Qualidade e diversidade das atividades elaboradas em cada estação.
- Compreensão dos alunos sobre os diferentes tipos de orações coordenadas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação das atividades em cada estação.
- Monitorar o tempo de cada estação e incentivar a cooperação entre os estudantes.
- Promover o debate e a socialização das atividades criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar atividades lúdicas relacionadas a cada tipo de oração coordenada.
- Participar ativamente na execução das atividades em cada estação.
- Compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema durante o debate final.