Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A classificação dos elementos químicos é uma das áreas mais importantes da Química, pois permite a organização dos elementos em grupos com propriedades semelhantes. Essa organização é fundamental para entender as propriedades e comportamentos dos elementos e como eles interagem com outros elementos e compostos. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupos para criar um diário de bordo sobre o tema, seguindo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode apresentar exemplos práticos de como a classificação dos elementos químicos é utilizada na indústria, na medicina e em outras áreas do cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando a importância da classificação dos elementos químicos e como ela é utilizada na Química. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do diário de bordo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um problema relacionado à classificação dos elementos químicos. Por exemplo: "Como podemos classificar os elementos químicos de acordo com suas propriedades físicas e químicas?" Cada grupo deve discutir o problema e anotar as ideias iniciais no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema proposto. Por exemplo: "Podemos classificar os elementos químicos de acordo com sua massa atômica, número atômico, eletronegatividade, etc." Cada grupo deve discutir as alternativas e anotar no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação do Diário de bordo

    Os grupos devem escolher uma das alternativas geradas e apresentar a solução para o problema. Cada grupo deve explicar como a classificação escolhida funciona, quais são as vantagens e desvantagens e como ela pode ser aplicada na Química. Os outros grupos podem fazer perguntas e comentários sobre a solução apresentada.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando as principais ideias e conceitos abordados. Os alunos podem fazer perguntas e comentários finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação da solução escolhida pelo grupo.
  • Criatividade e originalidade na abordagem do problema proposto.
  • Uso correto da linguagem técnica da Química.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre a aplicação da classificação dos elementos químicos no cotidiano dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os grupos na geração de alternativas e na escolha da solução.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Gerar alternativas criativas e originais para resolver o problema proposto.
  • Escolher uma solução coerente e clara para apresentar ao grupo.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão dos colegas.
  • Anotar todas as ideias e soluções no diário de bordo.