Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A classificação dos elementos químicos é uma das bases da química moderna e é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos químicos. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a classificação dos elementos químicos e sua evolução histórica, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos como a tabela periódica e sua aplicação em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da classificação dos elementos químicos. Os estudantes serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre a evolução histórica da classificação dos elementos químicos e os modelos utilizados ao longo do tempo. Forneça materiais de pesquisa como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Organização dos grupos

    Os grupos irão se organizar e definir o papel de cada membro. Oriente os estudantes a definirem um líder e um secretário para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    Os grupos irão construir seus argumentos sobre a classificação dos elementos químicos e sua evolução histórica. Oriente os estudantes a utilizarem diferentes fontes de informação e a organizarem seus argumentos de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação e comunicação

    Os grupos irão apresentar seus argumentos para a turma e utilizarão o template de avaliação por pares criado na etapa 1 para avaliar o desempenho dos outros grupos. Oriente os estudantes a utilizarem recursos audiovisuais como slides e vídeos para tornar a apresentação mais interessante e didática.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Após as apresentações, os estudantes irão discutir e refletir sobre os diferentes argumentos apresentados e a evolução histórica da classificação dos elementos químicos. Oriente os estudantes a fazerem conexões com situações cotidianas e a tirarem conclusões sobre a importância da classificação dos elementos químicos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aulareforçando os principais pontos abordados e a importância da classificação dos elementos químicos. Os estudantes irão entregar o template de avaliação por pares preenchido para o professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e construir argumentos de forma clara e objetiva.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos outros grupos e utilizar a avaliação para aprimorar o próprio trabalho.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os estudantes na utilização de diferentes fontes de informação.
  • Orientar os estudantes na organização dos grupos e na definição dos papéis de cada membro.
  • Orientar os estudantes na utilização de recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais interessante e didática.
  • Fechar a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância da classificação dos elementos químicos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a evolução histórica da classificação dos elementos químicos.
  • Organizar o grupo e definir o papel de cada membro.
  • Construir argumentos de forma clara e objetiva.
  • Utilizar recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais interessante e didática.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos e utilizar a avaliação para aprimorar o próprio trabalho.