Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A classificação dos elementos químicos é uma das bases da química moderna e é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos químicos. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a classificação dos elementos químicos e sua evolução histórica, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos como a tabela periódica e sua aplicação em situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da classificação dos elementos químicos. Os estudantes serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre a evolução histórica da classificação dos elementos químicos e os modelos utilizados ao longo do tempo. Forneça materiais de pesquisa como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Organização dos grupos
Os grupos irão se organizar e definir o papel de cada membro. Oriente os estudantes a definirem um líder e um secretário para cada grupo.Etapa 4 - Construção dos argumentos
Os grupos irão construir seus argumentos sobre a classificação dos elementos químicos e sua evolução histórica. Oriente os estudantes a utilizarem diferentes fontes de informação e a organizarem seus argumentos de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Apresentação e comunicação
Os grupos irão apresentar seus argumentos para a turma e utilizarão o template de avaliação por pares criado na etapa 1 para avaliar o desempenho dos outros grupos. Oriente os estudantes a utilizarem recursos audiovisuais como slides e vídeos para tornar a apresentação mais interessante e didática.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Após as apresentações, os estudantes irão discutir e refletir sobre os diferentes argumentos apresentados e a evolução histórica da classificação dos elementos químicos. Oriente os estudantes a fazerem conexões com situações cotidianas e a tirarem conclusões sobre a importância da classificação dos elementos químicos.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a aulareforçando os principais pontos abordados e a importância da classificação dos elementos químicos. Os estudantes irão entregar o template de avaliação por pares preenchido para o professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e construir argumentos de forma clara e objetiva.
- Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos outros grupos e utilizar a avaliação para aprimorar o próprio trabalho.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar os estudantes na utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
- Fornecer materiais de pesquisa e orientar os estudantes na utilização de diferentes fontes de informação.
- Orientar os estudantes na organização dos grupos e na definição dos papéis de cada membro.
- Orientar os estudantes na utilização de recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais interessante e didática.
- Fechar a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância da classificação dos elementos químicos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a evolução histórica da classificação dos elementos químicos.
- Organizar o grupo e definir o papel de cada membro.
- Construir argumentos de forma clara e objetiva.
- Utilizar recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais interessante e didática.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos e utilizar a avaliação para aprimorar o próprio trabalho.