Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A classificação dos elementos químicos é um tema fundamental para entender a composição da matéria. É possível encontrá-la em diversos lugares, como na tabela periódica, que é utilizada em diversos campos, como na química, medicina, engenharia, entre outros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Eles irão criar um template de Design Sprint para o tema "Classificação dos elementos químicos", a fim de compreender a estrutura da matéria e sua evolução histórica.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Classificação dos elementos químicos" e explique a importância da tabela periódica. Os alunos irão pesquisar sobre a história da tabela periódica e como ela é organizada.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do template de Design Sprint para o tema, definindo as etapas e as atividades que serão realizadas em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão discutir e decidir quais atividades serão realizadas em cada etapa do template de Design Sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas na etapa anterior, os alunos irão criar um protótipo do template de Design Sprint, que pode ser um esquema, um mapa mental ou um diagrama.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo do template de Design Sprint, aplicando-o em um problema relacionado ao tema "Classificação dos elementos químicos". Eles também irão avaliar a eficácia do template e propor melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao desenvolverem um template de Design Sprint.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante o processo de criação do template.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do processo de criação do template.
  • Clareza e objetividade na definição das etapas e atividades do template de Design Sprint.
  • Eficácia do template na resolução do problema relacionado ao tema "Classificação dos elementos químicos".
  • Capacidade dos alunos em avaliar o template e propor melhorias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Classificação dos elementos químicos" e a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a história da tabela periódica e sua organização.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos durante o processo de criação do template.
  • Avaliar o template de Design Sprint criado pelos alunos e propor sugestões de melhoria.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da tabela periódica e sua organização.
  • Criar um esboço do template de Design Sprint para o tema "Classificação dos elementos químicos".
  • Discutir e decidir em grupo as atividades que serão realizadas em cada etapa do template.
  • Criar um protótipo do template de Design Sprint e testá-lo em um problema relacionado ao tema.
  • Avaliar o template e propor sugestões de melhoria.