Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A classificação dos elementos químicos é um tema essencial para a compreensão da estrutura da matéria e sua evolução histórica. É possível encontrar exemplos da aplicação da classificação dos elementos químicos em diversas situações do cotidiano, como na tabela periódica presente em laboratórios, hospitais e até mesmo em casa, nos rótulos de produtos químicos. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos, utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a aula, contextualizando a importância da classificação dos elementos químicos. Os alunos farão um Check-in no template de registro de aprendizagem, registrando suas expectativas e dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão acesso a materiais didáticos sobre a classificação dos elementos químicos. Cada grupo deverá criar um esquema de classificação dos elementos químicos, utilizando diferentes critérios de classificação. Os alunos farão registros em seus templates de registro de aprendizagem, registrando as etapas do processo de criação do esquema.

  3. Etapa 3 - Socialização dos resultados

    Cada grupo apresentará seu esquema de classificação para a turma, explicando os critérios utilizados. Os alunos farão registros em seus templates de registro de aprendizagem, registrando as principais informações apresentadas pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as diferenças e semelhanças entre os esquemas de classificação apresentados, refletindo sobre a importância da escolha dos critérios de classificação na compreensão da estrutura da matéria. Os alunos farão registros em seus templates de registro de aprendizagem, registrando as principais ideias discutidas em grupo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões em grupo e dos resultados apresentados pelos alunos, reforçando a importância da classificação dos elementos químicos na compreensão da estrutura da matéria. Os alunos farão um Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando suas principais aprendizagens e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção de esquemas de classificação dos elementos químicos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar diferentes esquemas de classificação e refletir sobre a importância dos critérios utilizados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do esquema de classificação criado.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade dos registros no template de registro de aprendizagem.
  • Participação no Check-in e Check-out.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos para a aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Sintetizar as discussões em grupo e os resultados apresentados pelos alunos.
  • Orientar os alunos no Check-in e Check-out.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Criar um esquema de classificação dos elementos químicos.
  • Discutir em grupo as diferenças e semelhanças entre os esquemas de classificação apresentados.
  • Fazer registros de suas aprendizagens e dúvidas no template de registro de aprendizagem.
  • Participar do Check-in e Check-out.