Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A classificação dos elementos químicos é um tema fundamental para a compreensão da química moderna. Ela nos ajuda a entender como os elementos são organizados e como suas propriedades são relacionadas. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. Através dessa metodologia, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar habilidades como argumentação, comunicação e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a classificação dos elementos químicos, explicando a importância do tema e como ele será trabalhado na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre um subtema relacionado à classificação dos elementos químicos. O grupo defensor e o grupo opositor deverão buscar argumentos para defender ou refutar a importância do subtema.

  4. Etapa 4 - Preparação das apresentações

    Os grupos terão um tempo para preparar suas apresentações, incluindo argumentos, exemplos e evidências para apoiar suas posições.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos farão suas apresentações e haverá um debate, com a participação da banca julgadora e dos observadores. A banca julgadora avaliará a qualidade das apresentações e o debate em si.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Faça uma reflexão sobre o que foi discutido no debate e como isso se relaciona com a classificação dos elementos químicos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e dará orientações para a próxima atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da classificação dos elementos químicos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das apresentações dos grupos.
  • Participação no debate.
  • Habilidade de argumentação e comunicação.
  • Trabalho em equipe.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar a qualidade das apresentações e o debate em si.
  • Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Preparar uma apresentação com argumentos, exemplos e evidências.
  • Participar ativamente do debate, defendendo ou refutando a importância do subtema.
  • Trabalhar em equipe e dividir as tarefas de forma equilibrada.
  • Refletir criticamente sobre o tema e sua relação com a classificação dos elementos químicos.