Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A classificação dos elementos químicos é um tema fundamental para a compreensão da química moderna. Ela nos ajuda a entender como os elementos são organizados e como suas propriedades são relacionadas. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática. Os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. Através dessa metodologia, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar habilidades como argumentação, comunicação e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a classificação dos elementos químicos, explicando a importância do tema e como ele será trabalhado na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre um subtema relacionado à classificação dos elementos químicos. O grupo defensor e o grupo opositor deverão buscar argumentos para defender ou refutar a importância do subtema.Etapa 4 - Preparação das apresentações
Os grupos terão um tempo para preparar suas apresentações, incluindo argumentos, exemplos e evidências para apoiar suas posições.Etapa 5 - Debate
Os grupos farão suas apresentações e haverá um debate, com a participação da banca julgadora e dos observadores. A banca julgadora avaliará a qualidade das apresentações e o debate em si.Etapa 6 - Reflexão
Faça uma reflexão sobre o que foi discutido no debate e como isso se relaciona com a classificação dos elementos químicos.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e dará orientações para a próxima atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e comunicação dos alunos.
- Estimular o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da classificação dos elementos químicos.
Critérios de avaliação
- Qualidade das apresentações dos grupos.
- Participação no debate.
- Habilidade de argumentação e comunicação.
- Trabalho em equipe.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação das apresentações.
- Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Avaliar a qualidade das apresentações e o debate em si.
- Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o subtema atribuído ao grupo.
- Preparar uma apresentação com argumentos, exemplos e evidências.
- Participar ativamente do debate, defendendo ou refutando a importância do subtema.
- Trabalhar em equipe e dividir as tarefas de forma equilibrada.
- Refletir criticamente sobre o tema e sua relação com a classificação dos elementos químicos.