Aula sobre Classificacao Dos Elementos Quimicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Compreender os diferentes tipos de elementos químicos é importante para o entendimento da estrutura e funcionamento da matéria. A classificação destes elementos é um tema importante dentro da química, pois permite que os estudantes compreendam a organização na tabela periódica e suas propriedades.

  1. Etapa 1 - Contextualização do assunto

    Inicie a aula contextualizando o assunto e destacando a importância da classificação dos elementos químicos para a compreensão da estrutura da matéria e sua evolução histórica. Utilize exemplos de elementos químicos, amplamente utilizados em nosso cotidiano, como o ferro, o oxigênio e o sódio.

  2. Etapa 2 - Preparação para a atividade

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois, oriente-os a criar um mapa mental sobre a classificação dos elementos químicos. Os grupos podem buscar, através de diferentes meios (internet, livro, jornais) , informações sobre a descoberta dos elementos, sua classificação e a evolução histórica.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa

    Os grupos criam o mapa conceitual utilizando as informações coletadas e organizadas anteriormente. Nesta etapa, circule pela sala e auxilie em eventuais dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os grupos apresentam e explicam os mapas conceituais para toda a turma. Incentive a participação dos outros grupos e dê feedback para a apresentação.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Após a finalização das apresentações, faça uma síntese sobre os temas abordados. Depois, comente sobre o desenvolvimento dos alunos e peça para que eles também comentem sobre a atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e sua evolução histórica.
  • Estimular a pesquisa e a organização das informações.
  • Promover a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e relacionar as ideias no mapa mental.
  • Qualidade das informações coletadas e organizadas pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e engajar os alunos na discussão.
  • Fornecer orientações para a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
  • Circular pela sala para auxiliar na criação do mapa e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar as informações coletadas.
  • Criar o mapa conceitual com as informações coletadas e organizadas.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e sub-ideias.