Aula sobre Classificando Angulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A classificação de ângulos é um tema importante na geometria e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em construções, na engenharia, na arquitetura, na arte e até mesmo em jogos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, e irão desenvolver um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam e sentem em relação a esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da classificação de ângulos na geometria. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia sobre o que eles pensam e sentem em relação a esse tema.

  2. Etapa 2 - O que ele escuta?

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema e encontrar exemplos práticos de como a classificação de ângulos é utilizada em diferentes áreas. Em seguida, devem compartilhar suas descobertas com a turma.

  3. Etapa 3 - O que ele fala e faz?

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de como a classificação de ângulos pode ser aplicada em situações do cotidiano. Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - O que ele vê?

    Os alunos devem criar desenhos ou maquetes para representar diferentes tipos de ângulos e suas medidas. Em seguida, devem apresentar suas criações para a turma.

  5. Etapa 5 - Dores e Ganhos

    Os alunos devem refletir sobre as dificuldades encontradas durante a atividade e os ganhos obtidos com o aprendizado sobre a classificação de ângulos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade dos desenhos ou maquetes criados pelos alunos.
  • Reflexão sobre as dificuldades encontradas e os ganhos obtidos com o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de ideias pelos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos desenhos ou maquetes.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Estimular a reflexão sobre as dificuldades encontradas e os ganhos obtidos com o aprendizado.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Pesquisar sobre o tema e encontrar exemplos práticos.
  • Trabalhar em grupo para criar exemplos práticos e desenhos ou maquetes.
  • Apresentar suas ideias e criações para a turma.
  • Refletir sobre as dificuldades encontradas e os ganhos obtidos com o aprendizado.