Aula sobre Classificando Angulos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A classificação de ângulos é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. Além disso, é possível encontrar exemplos de ângulos em nosso cotidiano, como em objetos, construções e até mesmo em nosso próprio corpo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver a habilidade de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Classificação de ângulos" e explique a importância do assunto na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Apresente exemplos práticos de ângulos no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos devem ser divididos em grupos e devem escolher um tema relacionado à classificação de ângulos para trabalhar durante a aula.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar para a turma.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deve apresentar uma solução para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Avalia conforme os critérios de avaliação e conclua retomando o tema da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise de dados.
- Apresentação clara e objetiva do problema e das soluções propostas.
- Criatividade na elaboração do infográfico.
- Trabalho em equipe e colaboração.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de dados.
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e análise de dados.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Criar um infográfico claro e objetivo para disseminar a informação.
- Apresentar soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
- Participar das discussões em grupo e apresentar ideias e sugestões.