Aula sobre Classificando Angulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A classificação de ângulos é um tema importante na geometria e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em construções, na arquitetura, na engenharia, na arte, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, e irão criar um jogo com perguntas e afirmações para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia utilizada será a gamificação, que torna o aprendizado mais envolvente e divertido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão escolher um líder para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "Classificação de ângulos". As perguntas e afirmações devem abordar os subtópicos do tema, como ângulos agudos, retos e obtusos, e a relação entre eles. Auxilie os grupos na criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as perguntas e afirmações e como elas estão relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas pelos outros grupos, esclarecendo dúvidas e debatendo sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para os alunos aplicarem o que aprenderam sobre a classificação de ângulos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando a importância da participação dos alunos e da criatividade na aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios práticos propostos pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância no cotidiano.
  • Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo e propor exercícios práticos para aplicação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e da discussão em grupo.
  • Criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
  • Aplicar o conteúdo aprendido nos exercícios práticos propostos pelo professor.