Aula sobre Classificando Angulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A classificação de ângulos é um tema importante na Matemática e na Geometria. Os ângulos estão presentes em diversas situações do cotidiano, como em construções, na natureza e até mesmo em objetos do dia a dia, como relógios e compassos. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da classificação de ângulos. Revise os conceitos básicos de ângulos, como medida e abertura.Etapa 2 - Estação 1 - Medida de ângulos
Os alunos devem trabalhar com a medida de ângulos utilizando transferidores e régua. Apresente exemplos práticos de como medir ângulos em objetos do cotidiano.Etapa 3 - Estação 2 - Classificação de ângulos
Os alunos devem trabalhar com a classificação de ângulos, identificando ângulos agudos, retos, obtusos e rasos. Apresente exemplos práticos de como identificar esses tipos de ângulos em figuras geométricas.Etapa 4 - Estação 3 - Construção de ângulos
Os alunos devem trabalhar com a construção de ângulos utilizando régua e compasso. Apresente exemplos práticos de como construir ângulos em figuras geométricas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e comparar as atividades realizadas em cada estação. Medeie a discussão e incentive a troca de ideias entre os alunos.Etapa 6 - Aplicação prática
Os alunos devem aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a construção de figuras geométricas utilizando ângulos.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e incentive os alunos a aplicarem esses conhecimentos em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos básicos de ângulos.
- Habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes tipos de ângulos.
- Habilidade dos alunos em construir ângulos utilizando régua e compasso.
- Aplicação prática dos conceitos aprendidos em situações do cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da classificação de ângulos.
- Mediar a discussão entre os alunos e incentivar a troca de ideias.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos e incentivar os alunos a aplicarem esses conhecimentos em situações do cotidiano.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo e trocar ideias.
- Identificar e classificar diferentes tipos de ângulos.
- Construir ângulos utilizando régua e compasso.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.