Aula sobre Classificando Angulos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A classificação de ângulos é um tema importante na Matemática e na Geometria. Os ângulos estão presentes em diversas situações do cotidiano, como em construções, na natureza e até mesmo em objetos do dia a dia, como relógios e compassos. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da classificação de ângulos. Revise os conceitos básicos de ângulos, como medida e abertura.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Medida de ângulos

    Os alunos devem trabalhar com a medida de ângulos utilizando transferidores e régua. Apresente exemplos práticos de como medir ângulos em objetos do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Classificação de ângulos

    Os alunos devem trabalhar com a classificação de ângulos, identificando ângulos agudos, retos, obtusos e rasos. Apresente exemplos práticos de como identificar esses tipos de ângulos em figuras geométricas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de ângulos

    Os alunos devem trabalhar com a construção de ângulos utilizando régua e compasso. Apresente exemplos práticos de como construir ângulos em figuras geométricas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e comparar as atividades realizadas em cada estação. Medeie a discussão e incentive a troca de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a construção de figuras geométricas utilizando ângulos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e incentive os alunos a aplicarem esses conhecimentos em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos básicos de ângulos.
  • Habilidade dos alunos em identificar e classificar diferentes tipos de ângulos.
  • Habilidade dos alunos em construir ângulos utilizando régua e compasso.
  • Aplicação prática dos conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da classificação de ângulos.
  • Mediar a discussão entre os alunos e incentivar a troca de ideias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos e incentivar os alunos a aplicarem esses conhecimentos em situações do cotidiano.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo e trocar ideias.
  • Identificar e classificar diferentes tipos de ângulos.
  • Construir ângulos utilizando régua e compasso.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.