Aula sobre Classificando Angulos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A classificação de ângulos é um tema importante na Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, na elaboração de projetos de engenharia, na criação de jogos de videogame, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da classificação de ângulos no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre classificação de ângulos e responder a algumas questões sobre o tema. O vídeo e as questões devem ser disponibilizados previamente por você.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles podem utilizar recursos visuais, como imagens e cores, para tornar o mapa mais atrativo e didático.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações em que a classificação de ângulos é importante, como na construção de uma ponte ou na criação de um jogo de videogame. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos devem realizar uma atividade prática em que deverão identificar os ângulos em figuras geométricas e classificá-los de acordo com sua abertura. Acompanhe e auxilie os alunos durante a atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa e participativa por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Identificação correta dos ângulos na atividade prática.
- Compreensão do tema e capacidade de explicá-lo aos colegas.
- Utilização adequada da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Acompanhar e auxiliar os alunos durante a atividade prática.
- Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.
- Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder às questões sobre o tema.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar as ideias centrais e as sub-ideias.
- Identificar corretamente os ângulos na atividade prática.
- Participar ativamente da aula e tirar dúvidas quando necessário.