Aula sobre Claudia Andujar

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os estudantes irão conhecer a obra da fotógrafa Cláudia Andujar, que é conhecida por seus registros fotográficos da cultura indígena brasileira. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades em artes visuais de forma colaborativa e criativa. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar aos alunos algumas fotos de Cláudia Andujar e perguntar o que eles acham das imagens, se já ouviram falar dela e se sabem algo sobre a cultura indígena brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a obra de Cláudia Andujar e sua importância para a cultura indígena brasileira. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as imagens apresentadas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos (5 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher uma imagem de Cláudia Andujar para analisar e discutir.

  3. Etapa 3 - Análise da imagem (20 minutos)

    Cada grupo deverá analisar a imagem escolhida, identificando elementos como luz, sombra, composição, cores e formas. Os alunos deverão discutir em grupo e anotar suas observações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5, avaliando o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos (30 minutos)

    Cada grupo deverá apresentar sua análise da imagem escolhida e o template de avaliação por pares. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação e preencher o template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (10 minutos)

    Os alunos deverão discutir em grupo as avaliações recebidas e pensar em maneiras de melhorar em cada critério.

  7. Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)

    Professor, faça uma breve conclusão da aula e incentivará os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades em artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em artes visuais de forma colaborativa e criativa.
  • Estimular a análise crítica de imagens e obras de arte.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Cláudia Andujar e sua importância para a cultura indígena brasileira.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na análise da imagem escolhida.
  • Estimular a criação do template de avaliação por pares e a apresentação dos grupos.
  • Incentivar a discussão em grupo e a reflexão sobre as avaliações recebidas.

Ações do aluno

  • Analisar a imagem escolhida e discutir em grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar a análise da imagem e o template de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir em grupo as avaliações recebidas.