Aula sobre Claudia Andujar

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, trabalharemos o tema "Cláudia Andujar", uma das mais importantes fotógrafas brasileiras contemporâneas, que dedicou sua carreira a documentar a vida e a cultura dos índios Yanomami. A metodologia que utilizaremos será a Cultura Maker, que tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação dos alunos por meio de atividades práticas e colaborativas. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a fotógrafa Cláudia Andujar e sua obra, destacando sua importância para a cultura brasileira e sua relação com os índios Yanomami. Em seguida, explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a vida e a obra de Cláudia Andujar, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. O objetivo é que os alunos conheçam melhor a fotógrafa e seu trabalho.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos se dividirão em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa e compartilhar suas opiniões sobre a obra de Cláudia Andujar. Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e"Que tal", para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Criação (40 minutos)

    Com base nas discussões em grupo, os alunos criarão uma obra de arte inspirada na obra de Cláudia Andujar e nos índios Yanomami. Eles poderão utilizar diferentes materiais, como papel, tinta, argila, tecidos, etc. O objetivo é que desenvolvam sua criatividade e habilidades artísticas.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo apresentará sua obra de arte e seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e avaliações sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e negativos da metodologia Cultura Maker e da Dinâmica dos 3 Qs. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e sugestões para futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Professor, faça um breve resumo da aula e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar obras de arte inspiradas em temas culturais relevantes.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos por meio da metodologia Cultura Maker.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar opiniões e ideias.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade da obra de arte.
  • Coerência com o tema proposto.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na reflexão final.

Ações do professor

  • Apresentar a fotógrafa Cláudia Andujar e sua obra.
  • Explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Avaliar a qualidade das obras de arte e dos templates de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a vida e a obra de Cláudia Andujar.
  • Discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa.
  • Criar uma obra de arte inspirada na obra de Cláudia Andujar e nos índios Yanomami.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade.