Aula sobre Claudia Andujar

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A fotógrafa suíça-brasileira Cláudia Andujar é uma das mais importantes artistas visuais do país. Seu trabalho é marcado pela defesa dos direitos dos povos indígenas e pela preocupação com a preservação da cultura e da natureza. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer a obra da artista e a desenvolver um mapa de empatia, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. O objetivo é que os estudantes compreendam a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.

  1. Etapa 1 - Apresentação da artista e do tema (20 minutos)

    Professor, apresente a artista e o tema da aula. Serão exibidas algumas imagens da obra de Cláudia Andujar e será feita uma breve contextualização sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.

  2. Etapa 2 - Desenvolvimento do mapa de empatia (60 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão desenvolver um mapa de empatia sobre a obra de Cláudia Andujar. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os estudantes compreendam a obra da artista a partir de diferentes perspectivas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas. Você poderá fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Produção de uma obra de arte (60 minutos)

    Os alunos deverão produzir uma obra de arte inspirada na obra de Cláudia Andujar. Você poderá sugerir diferentes técnicas e materiais, como desenho, pintura, colagem, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação das obras de arte (30 minutos)

    Cada grupo apresentará sua obra de arte e haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes abordagens e técnicas utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (20 minutos)

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma breve síntese da aula e incentivará os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais."
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão da obra de Cláudia Andujar e da importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.
  • Criatividade e originalidade na produção da obra de arte.
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra de arte e do mapa de empatia.
  • Reflexão crítica sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.

Ações do professor

  • Apresentar a artista e o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.
  • Orientar os alunos na produção da obra de arte e no desenvolvimento do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese da aula e incentivar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compreender a obra de Cláudia Andujar e a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.
  • Desenvolver um mapa de empatia sobre a obra de Cláudia Andujar.
  • Produzir uma obra de arte inspirada na obra de Cláudia Andujar.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a importância da arte na defesa dos direitos humanos e na preservação da cultura e da natureza.