Aula sobre Claudia Andujar
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a artista Cláudia Andujar, que é conhecida por seu trabalho com os povos indígenas do Brasil. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre a vida e obra da artista. A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos a aprenderem de forma mais lúdica e divertida. O tema é importante porque Cláudia Andujar é uma artista brasileira de grande relevância, que tem como foco de seu trabalho a defesa dos povos indígenas e a preservação da cultura brasileira.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a artista Cláudia Andujar e sua obra. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro (20 minutos)
Os alunos irão criar um mapa de registro para o jogo, seguindo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensa e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Auxilie os alunos na criação do mapa.Etapa 3 - Pesquisa sobre Cláudia Andujar (30 minutos)
Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar para preencher os campos do mapa de registro. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos.Etapa 4 - Criação do jogo (60 minutos)
Os alunos irão criar o jogo com base no mapa de registro, utilizando materiais como papel, lápis de cor e canetas. Auxilie os alunos na criação do jogo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 minutos)
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como eles foram criados e como funcionam.Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)
A turma irá discutir os jogos criados e como eles abordaram a vida e obra de Cláudia Andujar. Medie a discussão.Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do jogo e o que aprenderam sobre Cláudia Andujar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver jogos com base em temas artísticos.
- Estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Coerência entre os campos do mapa de registro e o jogo criado.
- Conhecimento demonstrado sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão final sobre o processo de criação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar a artista Cláudia Andujar e sua obra.
- Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e na pesquisa sobre Cláudia Andujar.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão final sobre o processo de criação do jogo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
- Criar o jogo com base no mapa de registro.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo e da reflexão final.