Aula sobre Claudia Andujar

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a artista Cláudia Andujar, que é conhecida por seu trabalho com os povos indígenas do Brasil. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre a vida e obra da artista. A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos a aprenderem de forma mais lúdica e divertida. O tema é importante porque Cláudia Andujar é uma artista brasileira de grande relevância, que tem como foco de seu trabalho a defesa dos povos indígenas e a preservação da cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a artista Cláudia Andujar e sua obra. Em seguida, irá explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro (20 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa de registro para o jogo, seguindo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensa e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Auxilie os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre Cláudia Andujar (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar para preencher os campos do mapa de registro. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo (60 minutos)

    Os alunos irão criar o jogo com base no mapa de registro, utilizando materiais como papel, lápis de cor e canetas. Auxilie os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos (30 minutos)

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como eles foram criados e como funcionam.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    A turma irá discutir os jogos criados e como eles abordaram a vida e obra de Cláudia Andujar. Medie a discussão.

  7. Etapa 7 - Reflexão final (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do jogo e o que aprenderam sobre Cláudia Andujar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver jogos com base em temas artísticos.
  • Estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre os campos do mapa de registro e o jogo criado.
  • Conhecimento demonstrado sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão final sobre o processo de criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar a artista Cláudia Andujar e sua obra.
  • Explicar a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e na pesquisa sobre Cláudia Andujar.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão final sobre o processo de criação do jogo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
  • Criar o jogo com base no mapa de registro.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão final.