Aula sobre Claudia Andujar
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente a obra de Cláudia Andujar e contextualize a importância de registrar a cultura dos povos indígenas. Além disso, explique a metodologia Rotação por Estações e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que ecada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 30 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Análise de fotos (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar algumas fotos de Cláudia Andujar e discutir sobre as técnicas utilizadas pela fotógrafa. Eles também irão identificar elementos culturais presentes nas fotos.
Estação 2 - Criação de desenhos (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar desenhos inspirados nas fotos de Cláudia Andujar. Eles poderão utilizar lápis de cor, giz de cera, canetinhas, entre outros materiais.
Estação 3 - Criação de colagens (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar colagens utilizando elementos culturais presentes nas fotos de Cláudia Andujar. Eles poderão utilizar revistas, jornais, tesoura, cola, entre outros materiais.
Etapa 3 - Socialização das criações (20 minutos)
Ao final das estações, os alunos irão socializar suas criações com a turma e discutir sobre o que aprenderam durante a atividade.Etapa 4 - Reflexão (10 minutos)
Conduza uma reflexão sobre a importância de registrar e valorizar a cultura dos povos indígenas e sobre como a arte pode ser utilizada como forma de conscientização.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais."
- Estimular a análise crítica de obras de arte e a identificação de elementos culturais presentes nas mesmas.
- Conscientizar os alunos sobre a importância de registrar e valorizar a cultura dos povos indígenas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas estações de trabalho.
- Criação de desenhos e colagens inspirados nas fotos de Cláudia Andujar.
- Identificação de elementos culturais presentes nas fotos analisadas.
- Reflexão crítica sobre a importância de registrar e valorizar a cultura dos povos indígenas.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Cláudia Andujar e contextualizar a importância de registrar a cultura dos povos indígenas.
- Conduzir as estações de trabalho e auxiliar os alunos na criação de suas produções.
- Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações de trabalho.
- Criar desenhos e colagens inspirados nas fotos de Cláudia Andujar.
- Identificar elementos culturais presentes nas fotos analisadas.
- Refletir criticamente sobre a importância de registrar e valorizar a cultura dos povos indígenas.
- Socializar suas criações com a turma.