Aula sobre Claudia Andujar
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Cláudia Andujar", uma fotógrafa suíça que dedicou grande parte de sua vida a documentar a cultura e a vida dos índios Yanomami na Amazônia. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade. O objetivo é incentivar a habilidade dos alunos em "Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais."
Etapa 1 - Introdução ao tema (20 minutos)
Professor, apresente a fotógrafa Cláudia Andujar e sua obra, contextualizando sua importância para a arte e a cultura brasileira. Serão exibidas algumas de suas fotografias e os alunos serão convidados a fazer uma breve reflexão sobre o que sentem ao observá-las.Etapa 2 - Pesquisa em casa (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar em casa, utilizando recursos como a internet e livros. Eles deverão fazer anotações e selecionar algumas informações importantes para compartilhar com a turma na próxima etapa.Etapa 3 - Apresentação dos resultados da pesquisa (40 minutos)
Os alunos apresentarão os resultados de suas pesquisas para a turma, compartilhando informações importantes sobre a vida e obra de Cláudia Andujar. Medie a discussão e estimule os alunos a fazerem perguntas e comentários.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (60 minutos)
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações apresentadas na pesquisa e na discussão em sala de aula para preencher o template.Etapa 5 - Apresentação dos templates (30 minutos)
Os alunos apresentarão seus templates para a turma, compartilhando suas reflexões sobre o tema e suas impressões sobre a obra de Cláudia Andujar. Professor, medie a discussão e estimule os alunos a fazerem perguntas e comentários.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve reflexão sobre a aula e os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a reflexão e a análise crítica sobre a obra de Cláudia Andujar.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em sala de aula.
- Qualidade das informações apresentadas na pesquisa.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Cláudia Andujar e contextualizá-la para os alunos.
- Mediar a discussão em sala de aula e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de Cláudia Andujar.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar seus trabalhos para a turma e participar ativamente da discussão em sala de aula.