Aula sobre Clima Do Brasil Por Regiao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O clima do Brasil é um tema importante e presente no cotidiano dos estudantes, afinal, as diferentes regiões do país possuem características climáticas distintas, que influenciam diretamente na vida das pessoas e na economia do país. Por exemplo, a região Nordeste sofre com longos períodos de seca, enquanto a região Sul é conhecida pelas suas temperaturas baixas no inverno. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características climáticas de cada região do Brasil e como elas estão relacionadas com o relevo, tipos de solo e formações vegetais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos, explicando como a metodologia será trabalhada. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo pesquisa sobre as características climáticas de uma região do Brasil, levando em consideração o relevo, tipos de solo e formações vegetais. Forneça materiais de apoio, como livros, revistas, mapas e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Organização do grupo

    Os alunos organizam as informações coletadas e elaboram uma apresentação para o restante da turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos e imagens.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os alunos utilizam o template de avaliação criado no início da aula para avaliar as apresentações dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula para que os alunos possam comparar as características climáticas de cada região e como elas estão relacionadas com o relevo, tipos de solo e formações vegetais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a comunicação oral e escrita dos alunos.
  • Incentivar a avaliação por pares como forma de aprendizagem colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Promover a avaliação por pares como forma de aprendizagem colaborativa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as características climáticas de uma região do Brasil.
  • Organizar as informações coletadas e elaborar uma apresentação.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em sala de aula.