Aula sobre Clima Do Brasil Por Regiao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O clima é um importante elemento que influencia a vida no planeta. No Brasil, por ser um país de dimensões continentais, apresenta diferentes tipos de climas em suas diversas regiões. Cada clima está relacionado com a vegetação, o relevo e o tipo de solo. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes climas do Brasil por região e como eles influenciam na formação do solo, relevo e vegetação. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    apresente o tema da aula e contextualize sobre a importância do clima para a vida no planeta. Promova uma discussão em grupo sobre como o clima influencia na formação do solo, relevo e vegetação.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o clima de uma região do Brasil e como ele influencia na formação do solo, relevo e vegetação. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”, sobre o clima da região pesquisada. O diário deverá conter informações sobre o clima, a vegetação, o relevo e o tipo de solo da região.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando como o clima influencia na formação do solo, relevo e vegetação da região pesquisada.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será feita uma discussão em grupo sobre as diferentes regiões do Brasil e como elas são influenciadas pelo clima.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula abordando sobre a importância do clima para a formação do solo, relevo e vegetação no Brasil e a relevância da metodologia utilizada para compreensão do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Promover a interação entre os alunos e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e qualidade do diário de bordo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Clareza e qualidade da apresentação dos diários de bordo.
  • Participação dos alunos no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar sobre a importância do clima para a vida no planeta.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Disponibilizar material de apoio para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o clima de uma região do Brasil e como ele influencia na formação do solo, relevo e vegetação.
  • Criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, sobre o clima da região pesquisada.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e explicar como o clima influencia na formação do solo, relevo e vegetação da região pesquisada.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.