Aula sobre Clima Do Brasil Por Regiao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O clima é um tema muito importante para entendermos as características de cada região do Brasil. É por meio do clima que podemos compreender as diferenças entre as regiões do país, como a vegetação, o tipo de solo e a fauna. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor as características e particularidades de cada região do Brasil. Com isso, os alunos poderão relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do clima para compreendermos as características de cada região do Brasil.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, que contém os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada campo deve ser preenchido com informações sobre uma região do Brasil. O objetivo é que os alunos compreendam as características e particularidades de cada região.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram no mapa de empatia. Eles devem identificar as semelhanças e diferenças entre as regiões.

  4. Etapa 4 - Elaboração de um quadro comparativo

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia e na discussão em grupo, os alunos devem elaborar um quadro comparativo das características de cada região. O objetivo é que eles compreendam as diferenças entre as regiões em relação ao clima, vegetação, relevo e tipo de solo.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que ilustrem as características de cada região. Por exemplo, fotos, vídeos e relatos de pessoas que vivem em cada região.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar o quadro comparativo que elaborou para a turma. O objetivo é que os alunos compartilhem as informações que coletaram e aprendam com as apresentações dos colegas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Promova uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam na aula e como as informações adquiridas e sua aplicabilidade são relevantes em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade do quadro comparativo elaborado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos que ilustrem as características de cada região.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações sobre as regiões do Brasil.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar um quadro comparativo das características de cada região.