Aula sobre Clima Do Brasil Por Regiao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O clima é um tema importante para entendermos as características de diferentes regiões do Brasil. Ele influencia diretamente no tipo de vegetação, solo e relevo de cada lugar. Por isso, é fundamental que os estudantes compreendam como funciona o clima em cada região do país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, dividiremos a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações, cada uma responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando um mapa do Brasil e destacando as diferentes regiões climáticas do país. Em seguida, faça uma breve explicação sobre cada uma delas e como o clima influencia na vegetação, solo e relevo de cada lugar.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Clima e vegetação

    Nesta estação, os alunos deverão receber uma atividade para relacionar os diferentes tipos de vegetação com as regiões climáticas do Brasil. Eles deverão identificar as principais características de cada região e relacioná-las com a vegetação predominante.

  4. Etapa 4 - - Estação 2 - Clima e solo

    Nesta estação, os alunos deverão receber uma atividade para relacionar os diferentes tipos de solo com as regiões climáticas do Brasil. Eles deverão identificar as principais características de cada região e relacioná-las com o tipo de solo predominante.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Clima e relevo

    Nesta estação, os alunos deverão receber uma atividade para relacionar os diferentes tipos de relevo com as regiões climáticas do Brasil. Eles deverão identificar as principais características de cada região e relacioná-las com o tipo de relevo predominante.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, os alunos deverão se reunir em grupo e fazer uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Incentive os alunos a compartilharem suas descobertas e a relacionarem as informações obtidas nas diferentes atividades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a descoberta de novas informações.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características de cada região climática do Brasil.
  • Relacionamento correto entre os tipos de vegetação, solo e relevo com as regiões climáticas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar um mapa do Brasil e destacar as diferentes regiões climáticas do país.
  • Explicar as características de cada região e como o clima influencia na vegetação, solo e relevo de cada lugar.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Compartilhar suas descobertas e relacionar as informações obtidas nas diferentes atividades.